Banco de ideias desde 2006

Desenhado num céu permanentemente nublado,
com piruetas e acrobacias feitas por aviões que cortam e descortam os pedaços de vales e planaltos..
E de repente cai um pingo molhado!


26 dezembro 2011

-Tudo bem? _Sim e contigo? -Também!


Pois bem, hoje venho aqui reflectir sobre as palavras que são ditas e as que são ouvidas…
A mera e banal pergunta do quotidiano que todas as pessoas fazem quando se cruzam, quando iniciam a sua rotina diária, etc, perguntam: - Tudo bem? e se calhar nem estão a olhar para a pessoa, ela responde: - Sim e contigo?, e nós: -Também!; e fica assim...Será que a pessoa quando disse que sim, pensou no que disse? Será que estava realmente bem? E a outra pessoa quando disse Também?! Hmm... 
É um ritual tão comum e tão usado por todos que já é desvalorizado..e quando de repente a pessoa em vez de responder que sim diz que não está bem, segue o discurso e diz: - Não e contigo? e sai um...-Também; ?? Aih que confusão, as duas pessoas não estão bem? Ou o "também" saiu com tanta velocidade que a pessoa nem o conseguiu interromper para perguntar: - O que se passa?...
Pois é... E mesmo que ambas as pessoas digam que está tudo bem, e realmente alguma não está bem e lá consegue disfarçar, e a outra não consegue ver que ela não está bem...é uma situação que pode ser evitada.
Sentir, olhar e perceber, cuidar do outro, também faz parte! A preocupação para com o outro é importante, é acolher, é dar conforto, é dar..!
Quando perguntares se está tudo bem..está atento e não menosprezes antecipadamente a resposta... Quando for o contrário vais te sentir bem quando a outra pessoa se preocupar e te der um aconchego, uma palavra amiga, um grande sorriso, que te felicite,. ..!

2 comentários:

  1. Comentário Fantástico! Concordo plenamente sobretudo em tempo em que mais do que a crise economica é a crise social o que me preocupa é a crise social que me preocupa, é sentir que a história não se repete, e contrariamente ao que já vimos acontecer em tempos idos, as pessoas não se estão aproximar, entre-ajudar mas antes afastar por isso quando perguntarem se está tudo bem, escutem a resposta, porque afinal ninguem vos obriga a fazer a pergunta, e se não tem tempo para ouvir a resposta é melhor não fazerem a pergunta!

    gina

    ResponderEliminar
  2. Interessante o teu texto e é algo que acontece com muita frequência, mas eu acho que é do género de um cumprimento. Aos meus vizinhos, que apenas conheço de vista digo um bom dia, boa tarde; aos outros vizinhos que já entrei em casa deles, ou que eu brincava com os filhos deles quando era mais nova, já passo a dizer um olá, tudo bem?. Mas claro que não estou à espera de ouvir um não. E mesmo eu, se não estiver tudo bem eu digo que sim. E só digo que não se for um grande amigo(a) a perguntar. Só a chatice de estar a contar a história toda porque não está tudo bem... e nesses encontros do quotidiano, em que existe sempre pressa para ir a algum lado, não dá para dizer que não vai tudo bem!
    Mas isto não é discordar do que disseste, concordo contigo, sou estou a dar o meu ponto de vista da pergunta "olá, tudo bem?". :)

    ResponderEliminar